Cachorro comeu sabonete / sabão e agora?

Seu cachorro comeu sabonete? Comeu sabão em barra? Calma! Ele não vai morrer!
Não é motivo para entrar em pânico. Por mais tóxico que pareça, o sabonete não faz tanto mal assim para os cães. Muita gente acha que ao comer sabão o cachorro morrerá envenenado ou intoxicado, mas o organismo do animal consegue combater esse problema sozinho.

O que precisa reparar é:
  1. Qual o tamanho do cachorro?
  2. Filhote ou adulto?
  3. Quanto ele comeu de sabão?
  4. Isso é muito ou pouco em comparação ao tamanho do cão?


O QUE OCORRE COM O CACHORRO?

Se o cachorro for grande, adulto, ou se comer muito pouco de sabonete, não vai acontecer nada. Se o cachorro comer uma quantidade razoável de sabão, e se esse sabão for mais forte que um sabonete (como um sabão de côco, sabão de barra..) o animal terá diarréia e dores de estomago, mas nada sério. Apenas se o cachorro for filhote ou de porte pequeno e comer muito sabonete ou sabão ele precisa ir ao veterinário!
Então para ficar claro...


O cachorro ficará praticamente normal quando:
  • Comer pouco sabonete
  • Lamber sabonete ou sabão
  • For adulto de médio ou grande porte

O cachorro ficará com diarréia e dor de barriga quando:
  • Comer um pedaço médio de sabonete
  • For filhote
  • For um aduto de pequeno porte

O cachorro deverá ir ao veterinário quando:
  • Comer um sabão muito forte (desses usados para lavar roupa)
  • Comer um sabonete esfoliante ou medicinal
  • Comer muito sabonete/sabão em comparaçao ao tamanho dele
  • For filhote de pequeno porte
  • For idoso


O QUE FAZER?

Deve-se dar muita água fresca ao animal e deixá-lo quieto para dormir e melhorar do incômodo estomacal. O animal fará diarréia e é importante não brigar com ele se ele sujar a casa, lembre-se de que ele está passando mal e não tem culpa.

Se o animal comeu muito sabonete, você pode fazer um sorinho caseiro de sal e açúcar e oferecer para ele. ATENÇÃO: O soro caseiro vai fazer o cachorro VOMITAR então não se assuste. É justamente isso que queremos, que ele vomite o sabão para fora do estomago e melhore rápido. Isso funciona principalmente se o animal tiver acabado de comer o sabonete.

Se o seu caso for o de consultar um veterinário, ele deve passar o soro, repouso e algum medicamento para ajudar a flora estomacal e intestinal para que não sofrem muito com o sabão. Um antitóxico deve ser ministrado via oral ou sanguínea para que o animal se recupere logo.
Recapitulando o que fazer:
  • Dê muita água
  • Ofereça soro caseiro para que ele vomite
  • Observe o animal
  • Deixe-o dormir
  • Não fique mexendo no animal, ele está sentindo dores
  • Não brigue se ele tiver diarréia e sujar a casa


MAS EXISTE A POSSIBILIDADE DE MORTE?

Existir, existe. Geralmente quem morre por comer sabonete ou sabão são filhotes muito novinhos que comem uma quantidade grande do produto. Se o filhote estiver sozinho, comer um sabonete inteiro e demorar muito até alguém aparecer ou perceber que isso aconteceu ele pode morrer. Lembrem-se que filhotes e cães idosos são os mais frágeis e os que mais tem complicações em todos os casos. Com eles a atenção sempre deve ser redobrada.
Mas cachorrinho, mesmo que filhote, se for saudável dificilmente irá morrer por comer sabonete. Então não se desespere, quando o animal morre por causa do sabão ele provavelmente tinha algum outro problema.


COMO PREVENIR?

Nunca deixe sabão ou sabonete ao alcance dos seus cães. Sabão de lavar roupa deve ficar sempre em locais altos, em cima do tanque ou de prateleiras. Sabonetes e shampoos devem ficar longe do chão e se o sabonete por acaso cair, deve ser recolhido imediatamente! Inclusive quando o sabonete está terminando, que fica só aquele pedacinho fino. Esse restinho de sabonete pode cair no chão e o cachorro o engole inteiro. Sempre que cair no chão, recolha ou jogue fora.
Cães são como crianças, devem ficar afastados de qualquer produto químico!

A Sarita ama sabonete, a gente não pode vacilar com ela um segundo que ela vai lamber ou roer. Então o cuidado lá em casa é redobrado com essa pestinha ai =)
Mas ela não chega a comer nenhum pedaço, só raspa com os dentes.


Saca as marquinhas dos dentinhos hehe
Texto e Imagens: Vivian Roncon

Comentários

  1. além de chinelo, tapete, cobertor...come sabão também...kkkk...

    ResponderExcluir
  2. meui obrigado agradeço mil vezes a voce

    ResponderExcluir
  3. Obrigado eu já estava em pânico. A minha comeu sabonete e eu já estava em pânico. Nossa obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom gisely!
      sei bem o que é isso. quando a sarita era filhote tambem comeu sabonete e eu me desesperei hehee
      vivian

      Excluir
  4. nossa me ajudou muito também, estava em panico minha cachorrinha Luna acabou de devorar a metade de um sabonete, mais ela vomitou sem eu ter que fazer nada, agora nao sei se o que fiz foi certo dei um copo de leite gelado para ela rsrs bjs e obrigada Deltony

    ResponderExcluir

Postar um comentário